Teoria Musical (Aula 34) – Relação entre as tonalidades Grátis

  • Nesta video aula aprenderemos as relações que possam ocorrer em torno de uma determinada tonalidade! Conheceremos os tons vizinhos diretos e indiretos, tons relativos e os homônimos. Aula com o Prof. Rafael Bazano

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Rafael Bazano

Professor de Violão, Guitarra e Teoria Musical.
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Comentários

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32 respostas para “Teoria Musical (Aula 34) – Relação entre as tonalidades”

  1. Marcelosp disse:

    E Farofa,beleza?
    Farofa, será que você não inverteu os tons V D de Fá menor?
    Você colocou o Sib menor e depois o Cm. Não seria o contrário?
    Abraço

  2. LuizLanza disse:

    Caro Farofa, permita-me dizer lhe, que é um pouco pedante, ouvir durante a aula, por várias e várias vezes, você dizer “toinss” e “toinss”, no entanto, quando se refere ao tom, no singular, a pronuncia é correta e agradável.
    Outro aspecto seria a respostas mais próximas ao que é postado, não ficando a expectativa de uma observação, de aluno, estar correta ou não, relativamente ao que foi explicado.
    Desculpe a sinceridade e o comentário “construtivo”.

    • joelalves disse:

      luiz, pra quem está corrigindo erros de português, me explica o [..outro aspecto seria A RESPOSTAS….] ? KKKKKKKKK

    • john1990 disse:

      Luiz, permita-me dizer lhe que isso não interfere no teu conhecimento musical…e que você é um fresco visseeee!!!

    • angrafederal disse:

      Ele é carioca mané!!!carioca fala toins, assim como fala douze (12), assim como fala naiscer (nascer)…. tu és um soberbo, o Farofa é um ótimo professor e extremamente humilde, isso é pronúncia fluminense, duvido que pronuncia as palavras como devido, todo mundo tem vícios de pronúncia e nem por isso fica corrigindo as pessoas, cada região com suas peculiaridades! Vai estudar sociologia, filosofia e etiqueta, além de música!

  3. Gilvanjunior disse:

    Farofa , entrei no curso, como assinante e estou gostando bastante. Algumas das aulas já assisti mais de uma vez. Não sei se dormi no ponto , mas dois pontos ainda não estão claros para mim. Se estas dúvidas podem ser sanadas , com a video aula , por favor diga o número da aula que eu irei assistir novamente. O primeiro ponto que não ficou claro para mim eh o padrão intervalar da escala menor e o segundo ponto eh o que faz uma escala ser chamada de menor. Aguardo resposta.

  4. LuizLanza disse:

    Em tempo, peço desculpas ao Rafael – por quem tenho grande admiração pelo talento e trabalho, bem como aos demais –, pelo comentário inapropriado, postado em 22.6.2014.

  5. OswaldoBPF disse:

    No exercício do Fá menor( relação das tonalidades ) o TVD Cm, não vem antes do Bbm ?

  6. OswaldoBPF disse:

    Uma dúvida: EX:E, e os vizinhos diretos, indiretos, homônimos e relativos, com exceção do Em, os restantes fazem parte do campo harmônico do E, logo, da mesma tonalidade. Por que chamar de outras tonalidades?

  7. lorinhap3@hotmail.com disse:

    reve ndo pela milessima vez!!

  8. angrafederal disse:

    Didática e simpatia nota 10!!! Valeu Rafael

  9. GERSONSILVA disse:

    Gostaria de saber se tem como se fazer dowloads das aulas?

  10. tonybaixista disse:

    olá Rafael, tratando se dos tons relativos e dos tons homônimos, no caso do improviso também vai haver “choque” de notas em relação ao tom principal?

  11. sergiogaeqp disse:

    Realmente nao entendi essa questão do vizinho direto do Fá menor,se o Rafael diz na aula vamos ver quem está antes do Fá menor nas minhas armaduras de clave com os bemois. Eu vejo o C menor.acho também q está invertido aí a explicação.tanto q pelo pouco que estou estudando com o Rafael ele teria explicado essa parte com mais ênfase.

    Abraço a todos

  12. mtojar disse:

    Pessoal
    Excelente curso , finamente estou entendo , didática do Prof.Rafael nota 10
    Nesta aula em especial é necessário “uma colinha ”
    Achei um jeito rápido :1. aperte PrtScn na hora que o quadro virtual aparecer com as escalas
    2.Ctrl+V dentro do Paint do windows
    3.Imprimir
    Assim fica mais fácil acompanhar a aula se você não havia anotado

    Grande abraço

  13. Foc@Music disse:

    Farofa, em relação ao Mi Maior para descobrir o seu tom relativo, foi dito que era apenas pega o 6º grau da tonalidade proposta no caso aqui o Mi Maior, e acharíamos o seu relativo. Então pergunto se daria sempre certo se eu utilizasse como regra, três graus abaixo (escala descendente), Ex: Mi,Ré, Dó. Daria sempre certo ou dependendo da escala poderia ser outro tom e o correto é internalizar sempre o 6º grau?

    • Alan_Diniz disse:

      Olá Foc@Music.
      Também funciona esse método que você pensou, poque se pegarmos o 6º grau podemos inverter para o 3º grau e também podemos fazer isso com o 3º grau invertendo para o 6º grau.

      Qualquer duvida estamos aqui.

      Forte Abraço da Equipe Cordas e Música

  14. silviowu disse:

    Como não tenho uma memória muito privilegiada procuro sempre arranjar um modo que
    Descobri o seguinte: Se o tom é maior sigo a escala ascendente. Tomando o exemplo dado o Mi maior(E)
    Os vizinhos são : F#m (V.I.), G#m (V.I.), A (V.D.),B(V.D.),C#m(relativo). As diferenças são sempre um tom exceto na passagem de menor a maior, quando é meio tom.
    Já se o tom for menor a escala é descendente.
    Tomando o exemplo dado: Fá menor (Fm).
    Os vizinhos são Eb(V.I.),Db (V.I.),Cm(V.D.),Bbm(V.D.), Ab(relativo).
    Aqui também a diferença sempre é 1 tom excetuando-se a passagem de maior para menor quando é meio tom.
    Parece complicado mas é simples.
    Espero ter ajudado pessoas que têm a memória como a minha (rs rs rs).

  15. nilsondias disse:

    Farofa ,suas explicações são fantásticas consegui entender rápido a aula 33,já tive outros professores e cheguei a conclusão de que eles não sabiam nada só me enrolavam, você é 1000.000.00000000……..parabens pela sua sabedoria e didática

  16. sandrorn30 disse:

    Por favor como consigo falar com vcs . ja mandei varios emails e vcs nao respondem estou com dificuldades de entrar no site. Obrigado.

  17. blacknight__ disse:

    Alguém pode me explicar esse coisa de terça maior e menor, pois em outro site eu vi que uma terça maior equivale a dois tons e a menor a 1,5 tom, mas na hora que o farofa estava colocando o relativo de Fm, ele disse que uma terça maior equivale a 1,5 tom, então por favor me expliquem isso de terça maior e menor, pois só vou adiante dessa aula quando acabar com minhas dúvidas.
    Desde já, agradecido!

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